O que aprendi com o curso RAINMAKER de Ricardo Jordão

Curso Rainmaker com Ricardo Jordão

 

Que tudo começa com um verdadeiro chacoalhão.

Ficar parado não vai te levar a lugar nenhum. Você precisa balançar as suas estruturas, fazer das palavras e pensamentos algo que impulsione a sair do seu lugar. Você não é árvore, portanto, não precisa ter raiz e ficar estagnado.

Que você pode ter a crença religiosa que desejar, mas só com o P.A.S.T.O.R. ao seu lado você vai ter o melhor resultado, sem ele, nem com reza brava.

Que a tecnologia é o seu melhor aliado, mas que se você não se conectar com o seu cliente, de nada disso vai adiantar. Faça-se presente!

Mas que a melhor tecnologia é aquele que você usa e domina!

Observe atentamente o seu mercado, mas também os outros exemplos de sucesso. Veja como eles inovaram e se for o caso adapte ao seu negócio.

Toda empresa tem que ter competição. Equipe que não disputa o PODIUM é empresa estagnada.

Se o seu cliente só compra no final do mês, a culpa e sua! Você que o educou assim!

Que o uso de vocabulário técnico é puro ego! Você se satisfaz falando, mas o seu cliente não entende P… nenhuma!!! E por conseqüência, não compra de você!

Que o funil de vendas foi feito para ser trabalhada cada etapa dele, algo precisa ser feito com quem está nele. Seja quem está entrando, no meio ou saindo. Usar as ferramentas certas para cada etapa.

Ter o follow up é bom! Mas Follow Trough é muito mais efetivo!

Estar informado sobre dados do mercado, pesquisas que convertem, ter entusiasmo,

Qual o problema que você resolve e pra quem?

A função do vendedor Rainmaker é jogar luz sobre questões que o cliente nem sabe que tem!

Não complicar, seja direto e objetivo, responda as seguintes questões: Qual o seu produto, cliente, problema e abordagem!

Que uma única frase deve resumir o que você faz!

Eu (verbo fodástico) a atingir (meta fodástica) com o meu (produto ou serviço) Foda!!!

Quando a objeção surgir, usar a frase: Eu sei como você se sente…

Que trocar de fornecedor é caro! Portanto, fidelize seu cliente!

Que a melhor hora de consertar o telhado é quando não está chovendo…

Você não tem que ter concorrente com outro CNPJ, crie os seus próprios concorrentes, com produtos ou serviços que possam atender outras demandas do seu cliente.

Ensinar o cliente a comprar! Cara, não é assim que se compra… e dedicar tempo e atenção educando-o a comprar certo.

Fazer perguntas ao seu cliente, do tipo: Quem além de você decide? O que falta pra fechar?

Que você tem que criar meta que seja desafiador e que consiga atingir. O Ministério da Saúde adverte, se você não bate metas, você vai perder o tesão do seu negócio e vai ficar doente! Bata meta! Bata Meta! E Bata Meta!

E por falar em Meta, tenha uma meta SMART, seja SMART!

Na vida você não perde, ou Ganha ou Aprende!

Que quem aprende paga! Quem ensina não paga a conta do almoço!

Preparar física e psicologicamente antes de falar com o cliente! 3.2.1. vai…

Através da palestra do Sandro Magaldi:

  • Importante não confundir Movimento com Evolução. São coisas distintas!
  • Usar a matriz da atratividade para selecionar melhor o prospect
  • Entender quem é realmente o cliente ideal!

Quem deve estar no comando é o vendedor. Quem tem que pautar o cliente é o vendedor. Se deixarmos eles nos pautar, estaremos sempre correndo atrás do prejuízo, falando de descontos, de melhores condições de pagamento, entregas, etc…

Que assim como no filme Divertidamente, temos que estar atento para comandar as nossas ações, senão, passaremos a viver no piloto automático.

Que devemos falar com 8 pessoas antes das 8 e 6 depois das 6.

Ligar para os clientes que não compraram seu produto e pergunte se ele está satisfeito.

Participar de eventos fodásticos, estar em constante renovação, reciclando conceitos e aprendendo sempre.

Que existem pelo menos 40 motivos para ligar para o cliente!

Que fazer proposta para quem não vai comprar da gente é vida desperdiçada!

Através da palestra do Geraldo Rufino:

  • Prepare sua equipe, puxe alguém para ocupar o seu lugar, assim você não corre o risco de voltar pra lá ou te puxarem de volta.
  • Quanto mais rápido você assumir os seus erros, menor o problema fica.
  • Que você pode morar numa mansão ou num barraco, mas a luz do sol entra nos dois. Esteja onde a luz ilumina, ou melhor, ajude a iluminar!
  • Eu não vendo para clientes, eu vendo para pessoas!
  • Venda pipoca como se fossem diamantes
  • Palavras chaves: Gratidão, carinho, disciplina, humildade e respeito
  • Você deve dar o exemplo e varrer. Mas o seu colaborar deve tirar a vassoura de você e fazer o que precisa ser feito.
  • Ter o carinho de mãe e a disciplina militar!
  • Você é o Compliance da empresa
  • Entender que a venda passa por: Conhecer, Gostar, Interessar/confiar e Comprar

Se você nunca foi a um determinado local ou consumiu algum produto específico é porque a marca não o quer como cliente. Em outras palavras, você não é o público alvo delas.

Coletar sempre que possível os depoimentos dos clientes satisfeitos

Preparar-se para a reunião. Lembrar que uma reunião, pode se desdobrar em muitas outras! Faça materiais específicos para cada área.

Estar apaixonado pelo que faz!

Daí surge a imagem dos C.U.P.I.D.O.S com eles você entende melhor o processo da venda e identifica onde está “emperrando” o negócio.

Que o funil de venda tem a fase de Identificar, expandir, engajar e obter fãs

Que se não fizer inovação vira pastelaria!

Que se não tiver um funil de vendas bem elaborado, seu cliente entra e se debate, fica o tempo todo querendo fugir dele.

Que a capa do livro é o funil de vendas e serve para levar o leitor para a contracapa e assim por diante.

Manda quem traz o dinheiro para dentro da empresa…

Que para emagrecer 10 kilos, tem que começar com a primeira grama… Feito é melhor que perfeito

A vida é como o surf. Quer pegar a melhor onda? Vai para o mar!

Quem fica na areia não pega onda!

Estar atento ao perfil do cliente. Fale a língua dele! Agrade-o com aquilo que ele mais ama! Seja um Hobbie, uma música, família, mas tire um sorriso e ar de surpreso dele!

Que durante o curso você ri, chora, se emociona!

Que você conhece pessoas incríveis que talvez nunca tivesse a oportunidade de conhecer!

Que a experiência de cada participante te acrescenta e te proporciona novos insights.

Você conhece histórias de vidas incríveis, como a do meu mais novo ídolo Giba, que não é o do vôlei!

Você descobre que Moringa não é um recipiente que se coloca água para refrescar! Mas um produto incrível apresentado por um cara ainda mais incrível.

Com o Vinicius, aprendemos que se pode tocar qualquer instrumento, mas antes você tem que tocar o coração das pessoas. E ele fez isso divinamente!

Que na hora do perrengue, quando não são sabe o botão certo para apertar, virá alguém te socorrer e ensinar. Foi assim que o Luis me ajudou! O meu muito obrigado!

Que você é tratado com respeito, sem frescura ou auto-ajuda, mas com a seriedade e o respeito que todo pai deve tratar os seus filhos quando o está ensinando para a vida.

Jordão, sabiamente, com seu jeito todo próprio, autêntico, consegue conduzir seus alunos a atingirem juntos, reitero: JUNTOS, o objetivo proposto pelo curso. Tenho a plena certeza que todos, sem exceção, saíram do curso, muito, mas MUITO melhor do que entraram. E aqui eu não estou falando de aprender a vender! Isso será o resultado do empenho, dedicação e oportunidades que surgirão nos negócios de quem estava presente no curso. Mas eu digo, e afirmo, essa turma pôde vivenciar momentos únicos em sua vida, tendo o Jordão como o verdadeiro Mestre Jedi que ensina e transmite a sua experiência para que cada um dos seus alunos possa tornar-se indivíduos melhores e preparados para as verdadeiras batalhas da vida. Vender é apenas uma delas!

Ricardo Jordão, o meu MUITO OBRIGADO! Você é Fodástico!

Saiba que a hora que precisar, eu estarei do seu lado pronto para acionar o sabre de luz e lutar junto contigo, afinal a minha missão é semelhante a sua: Aprender, Ensinar e Transformar vidas!

E a todos os meus novos amigos do curso, o meu muito obrigado pela oportunidade e #VAMOSAGIR.

 

 

 

 

 

 

 

 

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