EBook 7 Etapas para alcançar a felicidade

EBook 7 Etapas para alcançar a felicidade

Olá, meus amigos,

A vida é permeada de acontecimentos bons e ruins. A todo instante somos postos à prova, temos que tomar decisões, em algumas vezes, com poucas alternativas e à contra gosto. Nem sempre, decidimos aquilo que acreditamos ser o melhor, somos forçados a agir da maneira a causar o menor dano possível. Chamo isso de “Decisão oposta”. Agimos com o foco na preservação de algo que está em nosso poder, do que propriamente na busca pelo novo. Uma vez ou outra agindo assim, o estrago não é tão grande, mas se essa atitude é sempre decidir em busca da preservação, da segurança, ao invés da ousadia, acabamos nos sentindo tolhidos, presos, como se estivéssemos amordaçados. Com o passar do tempo, vamos definhando e a tal da felicidade passa a ser algo tão distante, praticamente inatingível.
Depois de anos, atuando como consultor empresarial, fazendo contato com inúmeras pessoas de diversas áreas e níveis hierárquicos de uma empresa e do meu ciclo social, somados aos mais de cinco anos lecionando numa universidade com mais de 2.000 alunos, e, nos últimos anos, de forma mais direta, auxiliando através do Coaching. No atendimento pessoal, percebi que na maioria das vezes, o hábito do processo de decisão buscando a preservação, segurança e a sobrevivência ocasionou a infelicidade. As pessoas sentindo-se cada vez mais ansiosas, buscando o prazer de forma atabalhoada,
sem a devida noção do que as suas atitudes lhe trarão a médio e longo prazo. Com a visão focada no prazer imediato, acabam “vendendo” o futuro de forma extremamente barata, para “comprar” um presente com o custo elevadíssimo.
Sempre me perguntei o que faz um sujeito entrar no vício, seja ele drogas, sexo, jogo, cigarro, álcool, alimento ou qualquer outra muleta que o distraia do foco da sua felicidade. Sou por natureza uma pessoa questionadora, analiso as minhas atitudes e tento entender o que de fato foi o fator primordial para que eu optasse por A ou B. Existe uma ferramenta de Coaching que tem como base os nossos valores, aquilo que nos guia, os pilares mestres da construção da nossa identidade. Nossas decisões, sejam as mais singelas ou as mais difíceis, tem como ponto fundamental a nossa base de valores. Cada indivíduo possui as suas variáveis de valores, a influência educacional, de ambiente, o fator social e o seu grupo de relacionamentos que pode no decorrer de sua vida influenciar e sedimentar esses valores. A questão é quando eles me ajudam e quando eles me atrapalham. Eu gosto da palavra sabotam, pois ajuda no entendimento do conceito.
Quando descobri que minha missão nessa vida era ajudar pessoas a atingirem o seu maior nível de excelência, compreendi que as minhas decisões na última década, mesmo que inconscientes, foram nessa direção. Ouvi
diversas vezes que estava me precipitando, que era loucura, abrir mão de uma carreira executiva para assumir a minha própria empresa, como consultor empresarial. É verdade que em certas ocasiões, passou pela minha cabeça se tinha mesmo tomado a decisão correta. Sair do trilho, do caminho mais cômodo é sempre uma decisão difícil. Não estou aqui dizendo que após descobrir a missão de vida, sempre foi mil maravilhas, não é verdade. Toda decisão importante na vida, implica em ganhos e perdas. Durante o período inicial, mais perdas do que ganhos. Costumo exemplificar, como um trem partindo, exige um esforço enorme, uma queima de combustível imensa, para que depois ganhe velocidade e estabilidade.
Hoje, analisando a minha última década profissional e pessoal posso concluir sem a menor hipótese de dúvida, que estou vivendo o momento mais pleno e equilibrado de minha vida. Dizer que nesse instante, todos estão 100% seria falsidade, e um dos meus valores é a transparência. Estou trabalhando firmemente e buscando atingir as minhas metas em alguns setores de minha vida que ainda precisam evoluir. Mas quando iniciei esse parágrafo dizendo que estou no momento mais pleno e equilibrado de minha vida, é porque consegui entender o meu funcionamento, a minha linha mestra de decisões, valores, talentos, capacidades, fraquezas e
competências. E sabendo disso, fica muito mais fácil viver.
Como o comprometimento com o próximo, a solidariedade e a busca constante pela evolução e aprimoramento são meus valores, decidi escrever esse e-book, com algumas questões que acredito serem de fundamental importância para que as pessoas alcancem a sua felicidade, seja ela qual for! Não tenho a menor pretensão de ser o senhor da verdade, aliás, já foi dito que o caminho em busca da felicidade é mais importante do que propriamente a conquista dela.
Se essa minha iniciativa, de alguma maneira, puder ter contribuído para o esclarecimento do funcionamento de um único indivíduo, eu já me sentirei satisfeito. Espero do fundo do meu coração que esse indivíduo seja você.

Grande abraço e seja Feliz!

Ivan Lacerda
#Vamos Agir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *