O Mestre

O Mestre

Cresci acreditando que a diferença que se podia fazer na vida de alguém, num primeiro momento, limitava-se até aonde meus braços alcançavam. E assim, busquei ser um bom filho respeitando meus pais, reverenciando-os todos os dias e agradecendo pelo muito que tive. É assim em casa com minha esposa e filhas. É assim com os amigos e aqueles que tenho algum contato. Seja na vizinhança, nas ruas ou no trabalho, busco ser gentil, olhar em seus olhos e chamá-los pelo seu nome, respeito à maneira de cada um e suas escolhas. Coisas simples assim. O mais incrível, é que sem se dar conta, com o tempo nossos braços vão esticando, alcançando um número cada vez maior de pessoas.
Em pouco mais de dois anos, após assumir a responsabilidade de lecionar em uma faculdade, tenho buscado honrar aqueles que muito me ensinaram, desde a professora Ana Maria do primário até os da pós-graduação. Mas tem alguém em especial que me guiou nesses mais de 40 anos. Meu pai. Exerço uma profissão que ele, peripatético por natureza, me preparou transmitindo seu vasto conhecimento, dia após dia caminhando pela vida.
Desde que ele decidiu lecionar nas alturas, toda vez que entro numa sala de aula, num treinamento de executivos ou mesmo numa conversa onde posso transmitir algum conhecimento, lembro-me dele e tento de alguma maneira usar a sua didática.
No fundo, no fundo, me vejo repetindo aquilo que ouvi. E assim vou dando meus primeiros passos nessa que é a maior de todas as profissões. Li que no Japão ela é reverenciada pelo Imperador. Mas no alto da sabedoria oriental, afirmo que essa profissão na verdade é uma grande fraude, pois os alunos são ludibriados, achando que estão sendo instruídos, mas é o professor, no final das contas que mais aprende.
Agora entendo porque chamavam o meu pai de Mestre. No decorrer dos seus 87 anos, foi ele que mais aprendeu com a vida, e não foi a toa que no auge de sua sabedoria recebeu uma promoção. Hoje ele deve estar caminhando nas nuvens transmitindo sua essência para um feliz e sortudo aluno.
Feliz dia dos professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *